Para fortalecer a gestão na educação em todo o Piauí, o secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve, nessa quarta-feira (27), no município de Corrente, a 943 quilômetros de Teresina. Lá, ele se reuniu com gestores escolares da 15ª Gerência Regional de Educação (GRE). O enconto foi realizado no Auditório do Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Entre os temas detalhados, Washington Bandeira explicou as situações das escolas da região envolvendo as áreas da infraestrutura, demanda de pessoal, atividades pedagógicas, bonificação e a mobilização dos profissionais da educação engajados nas ações da Seduc.
“Estaremos mais presentes com a aplicação dos programas da Seduc nos municípios. A 15ª GRE está nas prioridades para receber a atenção de infraestrutura, de quadro pessoal e de ações pedagógicas que visam à equidade enquanto rede. Teremos uma atenção maior para a resolução das demandas a curto, médio e longo prazo”, disse o gestor.
A gerente regional de Educação, Fabiana Nunes, destaca que o encontro permitiu estreitar as relações entre os diretores das 28 unidades escolares, que atendem a 9.312 estudantes, dos 14 municípios do Território da Chapada das Mangabeiras.
“Estavam todos ansiosos com a vinda do secretário Washington Bandeira que trouxe boas notícias para as escolas da região. Estamos aqui, também, nesse trabalho de fortalecimento das ações com o Saeb, Enem e Saepi visando às metas estabelecidas pelo governador Rafael Fonteles. Acreditamos que vamos conseguir colocar a educação do nosso estado em destaque nacional”, afirmou Fabiana Nunes.
Washington Bandeira lembrou que os diretores das escolas e os profissionais da educação são os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem. “A Seduc sede e GRE trabalham no intuito de ofertar as melhores condições para que a escola desempenhe as ideias coordenadas. Ouvimos os gestores com o objetivo de revisar os projetos das escolas e demandas como aquisição de materiais, de projetos de obras, climatização e atividades de ensino. O nosso trabalho é dialogar e acelerar os processos para prestar um bom serviço de ensino aos estudantes”, comentou o secretário.
No encontro, a comunidade escolar do Ceti Fausto Lustosa, localizado em Gilbués, esteve representada pela coordenadora pedagógica Ivete Oliveira e o gestor escolar Leandro Andrade.
Leandro pontuou as demandas necessárias pela comunidade estudantil. “Parabenizo nosso secretário Washington Bandeira por se reunir com os gestores para ver as realidades e particularidades das nossas demandas. O entusiasmo dele nos motiva e estamos aguerridos para que as nossas escolas possam continuar dando certo. Temos uma equipe preparada para estes novos desafios e no atendimento dos 519 estudantes”, enfatizou o gestor.