Este sábado (27), Mainha, o ex-deputado federal José Maia Filho, publicou um vídeo nas redes sociais em que afirma que, se o Dr. Pessoa tivesse concordado com um acordo que o levaria a liderar o Partido Republicano, ele garantiria uma legenda para competir nas eleições de prefeito. Essas declarações de Mainha surgiram após o rompimento do atual presidente estadual do partido e pré-candidato Jeová Alencar com o prefeito.
“Quero dizer aqui prefeito [Dr. Pessoa] que se eu tivesse assumido naquela época e tivesse feito o acordo, o senhor estaria tranquilo, porque o senhor seria o candidato pelos Republicanos em Teresina, porque o acordo tinha sido selado para ser constituído dessa forma, mas o senhor na época só queria o Jeová”, disse.
Mainha explicou as condições do acordo na época e deixou claro que o Dr. Pessoa não estava disposto a chegar a um acordo com o grupo do deputado federal Jadyel Alencar (PV).
“Esse acordo constituía que nós iríamos assumir o partido no Estado, o Republicanos, e o municipal ficaria sob o comando político do prefeito Pessoa. A ironia é que o Pessoa, na época, disse que se eu assumisse, eu não daria para ele a candidatura, ameaçou sair do partido, bateu na mesa, que só aceitava que fosse o Jeová, criou seu imbróglio, que fez com que eu voltasse em Brasília e agradecesse ao Marco Pereira do convite, mas não via condições de assumir o partido da forma que estava”, explicou.
O deputado estadual Jeová Alencar foi nomeado para a presidência estadual do Partido Republicano depois que o grupo de prefeitos de Brasília se reuniu. No entanto, Jeová decide se afastar do Dr. Pessoa no começo deste ano e apresentar sua própria candidatura a prefeito de Teresina.
Jeová logo fez alianças com líderes importantes do partido, como o suplente de deputado estadual Gessivaldo Isaías e a pastora Ana Fidélis, que substituiu o vereador Levino de Jesus como candidata da Igreja Universal na capital.
Por outro lado, o Dr. Pessoa está procurando apoio político de outras siglas para se candidatar à reeleição esse ano.