Após a demissão de Nouga Cardoso, secretário de Educação do município, nessa quinta-feira (01), o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), anunciou que Reinaldo Ximenes, atual secretário executivo da SEMEC, assumirá o cargo interinamente a partir de segunda-feira (05). O prefeito esclareceu rapidamente a alegação do ex-reitor da UESPI de que não havia autonomia para administrar a pasta.
Dr. Pessoa disse que Nouga já havia expressado seu desejo de deixar a gestão anteriormente. No entanto, há poucos dias, o mandatário ainda da SEMEC havia conversado com o secretário de Finanças, Danilo Barros, e um acordo foi alcançado para atender as demandas pendentes da secretaria. De acordo com o líder do Executivo Municipal, ele fez questão de oficializar o acordo entre Nouga Cardoso e o responsável pelas finanças do município.
“De início, Reinaldo Ximenes vai ficar interinamente, e quanto ao Nouga, ele conversou com o secretário Danilo e ajustaram as pendências da SEMEC. Depois eu mesmo fiz questão de falar com Nouga para cravar o ajustado. Resultado, o acordo foi cumprido, inclusive com um valor acima do acerto feito, justamente para resolver as demandas da SEMEC com celeridade”, explicou o prefeito.
Dr. Pessoa continuou explicando as coisas e disse que Nouga Cardoso pediu demissão quando foi chamado para discutir a adesão da Secretaria de Educação a uma proposta feita por Caio Bucar, o diretor da Prodater.
Não cumprimos o acordo, mas quando liguei para o Nouga e o Caio Bucar para pedir explicações sobre um acordo entre a SEMEC e a Prodater, ele já havia pedido demissão. Ele estava ameaçando pedir demissão pela terceira ou quarta vez, então eu lhe dei a carta de demissão e a caneta. O prefeito elogiou: “Mas o Nouga é um cidadão, competente e capacitado”.
Examine o novo secretário
Dr. Pessoa afirmou que está avaliando vários nomes para assumir a Secretaria de Educação e que o novo gestor pode vir de um estado diferente. Não estou parado; estou avaliando alguns nomes. Pode ser prata nacional ou um nome de outro estado. O prefeito da Capital afirmou: “Uma coisa é certa: vamos definir alguém altamente qualificado.”