Nesta segunda-feira (04), o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), enviou à Assembleia Legislativa do Piauí projetos de lei em prol da polícia estadual. O projeto propõe o reajuste dos subsídios dos policiais e bombeiros militares e dos servidores públicos efetivos da Administração Direta do Poder Executivo, de suas autarquias e fundações públicas. A proposta é que seja de 5,35%, a partir de 1º de maio.
Na mesma matéria também foi solicitação a atualização do valor do piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica ocupantes de cargos efetivos para R$ 4.580,57.
Além dos projetos já citados, também incluem a criação de um programa para que policiais aposentados possam realizar atividades administrativas. De acordo com a proposta, os policiais civis aposentados poderiam ser utilizados “na prestação de serviços administrativos, como, por exemplo, o atendimento ao público, o registro de ocorrências, os serviços de informática, de cartório, as atividades de ensino e treinamento, bem como a condução de veículos oficiais para atividades administrativas, dentre outras atividades não policiais”.