O governador Rafael Fonteles esteve, neste sábado (27), no município de Parnaíba, litoral do Piauí, onde visitou as obras já iniciadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) com investimento de R$ 1,7 milhão. Ainda em Parnaíba, o chefe do Executivo estadual implantou a Patrulha Cidadã na comunidade Baixa da Carnaúba, aprovada através do Orçamento Participativo (OPA).
Durante a visita ao Heda, Rafael Fonteles também anunciou mais recursos, da ordem de R$ 50 milhões da bancada federal, para ampliação e compra de equipamento para o hospital.
“Temos aqui um grande hospital, com relevantes serviços prestados, mas que agora vai dobrar de tamanho e melhorar a capacidade de atendimento da população. Nós teremos agora fluxos separados da urgência e emergência, da parte materno infantil, bem como de internação e cirurgias eletivas”, afirma Rafael Fonteles.
Segundo o governador, a evolução dos serviços de saúde vai diminuir a taxa de infecção, do tempo de permanência do paciente dentro do hospital, o que proporciona mais rotatividade e evita pacientes no corredor, algo que o Governo do Piauí quer erradicar em todos os hospitais do estado.
Patrulha Cidadã
Neste sábado (27) também ocorreu a implantação da Patrulha Cidadã na comunidade Baixa da Carnaúba, em Parnaíba. De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, a comunidade Baixa da Carnaúba participou do Orçamento Participativo (OPA) e escolheu que fosse instalada a Patrulha Cidadã, que contribuirá para a redução dos índices de violência no local e adjacências.
O governador Rafael Fonteles destacou ainda que segurança pública é uma das prioridades do Governo do Estado. “Estamos trazendo a Patrulha Cidadã, o nosso policiamento comunitário, para a área metropolitana da Grande Parnaíba. Em Teresina, nós já entregamos a Patrulha Cidadã em 25 comunidades. O critério é reduzir os níveis de violência”, finalizou.