Quatorze candidatos ao cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI) pelo Quinto Constitucional participaram do debate realizado pela OAB Piauí, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados, nesta terça-feira (19/04). O candidato Sigifroi Moreno justificou a ausência por conta de viagem ao interior do estado.
Com transmissão ao vivo pelo Instagram da OAB Piauí, o evento foi mediado pela integrante da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Nathana Costa, e coordenado pela advogada Angélica Coelho.
Na abertura do debate, o presidente da OAB Piauí, Celso Barro Coelho Neto, destacou a importância do momento para o processo de escolha do candidato que representará a advocacia e a sociedade.
“Nós precisamos saber o que pensam os pleiteantes para que possamos, efetivamente, escolher aqueles ou aquelas que mais representam os interesses da advocacia e da OAB. Essa vaga pertence à advocacia e à OAB Piauí. Por isso, a importância de uma espaço democrático para conhecer cada um dos candidatos e seus respectivos projetos”, destacou o presidente Celso Barros Coelho Neto.
O presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Albelar Prado, também reforçou que a iniciativa possibilita a apresentação de temáticas importantes e o que cada candidato tem a oferecer com seu trabalho. “É nessa sabatina que realmente temos a oportunidade de fazer um juízo de valor de quem é o melhor candidato que nos representará perante o TRT-PI”, frisou.
Ainda durante a abertura, o presidente da Comissão Eleitoral, responsável pelo processo do Quinto Constitucional, Walber Coelho, parabenizou a participação de todos os envolvidos.
“Estamos aqui hoje promovendo um centro de debate com explanações de ideias dos candidatos. Aqui é a oportunidade certa de falar para toda a advocacia o que cada um levará para a nossa classe, bem como para a sociedade. Parabenizo a organização do evento e os demais envolvidos nesse projeto”, destacou.
ESTRUTURA DO DEBATE
Seguindo a ordem de sorteio realizado pela organização do debate, todos os candidatos se apresentaram no primeiro bloco por três minutos.
Após a apresentação, os inscritos tiveram mais três minutos para discorrer sobre as medidas que deverão ser tomadas em defesa das prerrogativas dos Advogados(as), como Desembargador(a) do TRT-PI.
No segundo bloco, os candidatos debateram diversos temas relacionados à Advocacia. Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Justiça do Trabalho e Gestão Processual, OAB e Poder Judiciário Trabalhista estiveram entre os temas discutidos, por três minutos, por cada candidato. Encerrando o debate, cada candidato fez suas considerações finais no terceiro bloco.
ELEIÇÃO DO QUINTO CONSTITUCIONAL
A advocacia irá às urnas no dia 07 de maio para escolher doze entre os quinze candidatos que concorrem à vaga de desembargador do TRT-PI.
A consulta direta aos advogados e advogadas vai acontecer das 10h até às 18h30, presencialmente, por meio de votação em urna eletrônica.
Após essa etapa, os doze nomes vão disputar a eleição no Conselho Pleno da OAB-PI, para formação da lista sêxtupla. A data da votação no Conselho ainda não foi definida.