A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou um indicativo de projeto de lei que propõe garantir rastreadores gratuitos para motoristas de aplicativo e motoboys, com o objetivo de ampliar a segurança desses profissionais em caso de assaltos. A proposta é do deputado estadual João Mádison (MDB) e seguirá agora para análise do Governo do Estado, que decidirá se a devolve ao Legislativo para novos ajustes e votação.
O projeto, denominado Programa Moto Segura Piauí, sugere que os rastreadores permaneçam desligados e sejam ativados apenas por autoridades policiais em situações de emergência. Segundo o deputado, a medida busca não apenas proteger motoristas e motoboys de crimes, mas também contribuir para a recuperação de veículos em casos de roubo.
Ele explicou que o programa se traduz em “uma significativa melhoria na segurança pública, promovendo a proteção dos trabalhadores e uma resposta ágil para recuperação de veículos furtados ou roubados”.
Mádison também destacou que a iniciativa se alinha às necessidades urgentes de segurança e combate à criminalidade no estado, garantindo uma ação coordenada e eficaz com respeito à proteção de dados dos profissionais beneficiados.