O deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume, apresentou, na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), um projeto de lei para tornar o Festejo de São Pedro de Alcântara, na cidade de Floriano, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. A legislação, proposta pelo deputado, também inclui o evento no Calendário Oficial de Eventos do Estado, estabelecendo a celebração anual de 09 a 19 de outubro.
Na justificativa para a lei, Dr. Marcus Vinícius destaca a importância histórica e religiosa de São Pedro de Alcântara, canonizado em 1669, e sua conexão com a cidade de Floriano. As festividades, que iniciam com alvorada e café da manhã para os católicos, oferecem uma ampla programação, incluindo missas, grupos de orações, terços, leilões e procissões.
A tradição remonta à colonização da região, quando a imagem de São Pedro de Alcântara e Nossa Senhora da Conceição eram veneradas em um pequeno vilarejo que se tornou a cidade de Floriano. Atualmente, fiéis participam de uma procissão pelas águas do Rio Parnaíba, seguida de uma carreata pelas ruas da cidade até a Catedral Diocesana.
A decisão de reconhecer o Festejo como Patrimônio Cultural Imaterial baseia-se na Constituição Federal de 1988, que ampliou o conceito de cultura nacional. O patrimônio imaterial inclui práticas, representações, expressões e conhecimentos transmitidos de geração em geração, gerando um sentimento de identidade.