A Câmara Municipal de Altos aprovou por maioria o Projeto de Lei de Número 030-2022, de autoria da Prefeitura Municipal, que consolida a legislação referente à contribuição para custeio da iluminação pública (COSIP) do município. O projeto, em votação nominal, teve a maioria dos vereadores a favor do aumento da alíquota da taxa pública para a cidade de Altos.
O aumento da taxa de iluminação pública tem gerado discussões entre a população e os representantes políticos locais. Para alguns, como o vereador José Wilson , a medida representa uma sobrecarga adicional aos já altos impostos que a população enfrenta. “Haja visto que esse povo sofre tanto, com tanto imposto, e aqui é mais uma taxa que vem sobrecarregar o orçamento familiar do município de Altos”, destacou o vereador.
No entanto, para outros vereadores, como o Vereador Doutor Miguel Arcanjo, Vereador Jairfran, Vereador Helio Inácio, Vereador Uverlanio Nogueira, Vereador Natan dos Projetos, Vereador Gerson Fernandes e Vereador Andréa Amaral, vereador Adaildo do pancadão , o aumento da alíquota é necessário para cumprir as metas de custo estabelecidas para a iluminação pública da cidade.
A população sofre com os desdobramentos dessa decisão, que afeta diretamente o orçamento das famílias mais carentes e a prestação de serviços municipais continua a mesma, não teve melhoria segundo os moradores do município. A discussão sobre o aumento da taxa de iluminação pública continua atraindo a atenção dos cidadãos, que esperam um debate transparente e democrático sobre as políticas fiscais municipais.