A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) formalizou, nesta sexta-feira (5), a implantação de 20 novos sistemas do Programa Água Doce no Piauí (PAD). O programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com estados e municípios que leva água potável para comunidades rurais através da implantação de sistemas de dessalinização.
Atualmente, existem 67 sistemas do PAD em funcionamento em 12 cidades piauienses. Com a expansão das atividades, o programa chegará a 22 municípios do Estado. A assinatura do termo de cooperação técnica aconteceu durante evento promovido pelo Ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (MIDR) no Assentamento Chorozinho, no estado do Ceará.
“Esse encontro do Ministério com gestores do programa em 10 estados brasileiros marca também o retorno oficial do Água Doce. Estávamos com alguns sistemas pendentes de conclusão e temos a excelente notícia de novos recursos para investimento nas comunidades rurais”, disse o secretário da Sada, Fábio Abreu, acrescentando que R$ 15 milhões serão aplicados através do PAD no estado piauiense até 2025.
O Programa Água Doce oferta acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. Além disso, incorpora cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.