Nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou a entrega de alimentos do Programa de Alimentação Saudável (PAS), no município de Palmeirais. Os mantimentos foram colhidos do Assentamento Ernesto Che Guevara e enviados para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os recursos da ação são de origem do PAS (Programa de Alimentação Saudável) e de uma emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Costa.
Durval Gomes, que é diretor do Programa de Aquisição de Alimentos, estava representando a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) no momento da entrega, ele falou da importância do Programa de Alimentação Saudável (PAS) para os agricultores e agricultoras. Durante a entrega estavam presentes o assessor técnico Avelar Almeida, o secretário de Agricultura do município, Manoel Miranda, além de profissionais da agricultura que fazem parte da associação do assentamento.
Gomes, afirma que o dia da entrega dos alimentos se torna importante para as pessoas que necessitam. “Hoje estamos no assentamento Che Guevara, realizando mais uma entrega do PAS. A SAF tem uma proposta com o assentamento de 40 mil reais onde serão adquiridos alimentos. Hoje eles estão entregando peixes, que serão destinados aos CRAS para que sejam distribuídos para as famílias. Essa é uma ação muito importante, tanto para nossos agricultores e agricultoras que estão vendendo os produtos, como para as famílias que estão recebendo”, destaca o diretor.
Na primeira etapa, a associação do Assentamento Ernesto Che Guevara enviou cerca de 1.500 quilos de peixes da espécie tambaqui para o CRAS do município. Os mantimentos vão contribuir para a alimentação de várias famílias em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.
O presidente da associação, Josiel da Silva Santos, aponta que o programa vai garantir o negócio e a produção da região. “Esse projeto de comercialização vai permitir que as famílias do assentamento possam vender seus produtos. Isso vai gerar renda e ajudar a melhorar a condição de vida dessas famílias. A gente fica muito feliz em saber que esses produtos serão destinados às famílias carentes do município e é por meio dessa parceria da assentamento com a SAF que podemos fazer uma ação tão importante como essa”, afirma.
O PAS faz parte da execução da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, com a ajuda do governador Wellington Dias, da Vice-governadora Regina Sousa e do Coordenador do PRO PIAUÍ, Rafael Fonteles. A secretaria informa que será lançado novo edital do programa que contemplará todas as regiões do Estado.