Nesta terça-feira (2), o vereador Antônio José Lira (Avante), confirmou o veto da Prefeitura Municipal de Teresina, do reajuste de 20,8% para os professores da rede municipal da capital. O reajuste de 20,8% no salário dos servidores da Educação de Teresina foi aprovado por unanimidade através de Emenda ao projeto apresentado pela Prefeitura. A emenda foi de autoria de um grupo de 10 parlamentares de oposição ao prefeito.
Lira defendeu o veto do reajuste, “O veto é correto, porque não pode uma emenda gerar despesa para o Executivo, só que tem outro problema mais grave ainda, esse veto, ele veio total, porque eles não separaram, eles colocaram os 5% do projeto original e não botaram o total. Tem que ser mantido o veto e encontrar um dispositivo para resgatar o projeto original. Você não pode apresentar no mesmo ano um projeto com o mesmo tema”, explicou.
Inicialmente, a Prefeitura de Teresina tinha enviado uma proposta de 5%. O valor, no entanto, foi alterado através de emenda assinada por pelo menos 15 vereadores.