Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão (SEPLAG), vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), protocolou, na Câmara Municipal, o Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2025. O documento será analisado pela Casa e também pautado em audiência com os vereadores.
O Secretário Executivo da SEMPLAN, Jivago Gonçalves, fala sobre a entrega do projeto .“Estamos aqui, mais um vez, entregando à Câmara Municipal de Teresina a PLDO 2025. É um dos momentos mais importantes para o planejamento orçamentário do município, pois este projeto estabelece as diretrizes para o orçamento público no próximo ano, de acordo com o Plano Plurianual (PPA) vigente e as demandas da sociedade. Estamos trabalhando cada vez mais integrados com todas as pastas e aguardando a data para apresentação desse importante projeto à Câmara”. Disse.
Segundo a PMT, a PLDO 2025 foi entregue dentro do prazo legal e tem como responsabilidades: ajudar a elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA), do ano subsequente, manter o equilíbrio entre receita e despesa do município, avaliar os custos e resultados de todos os programas financiados pelo orçamento, dentre outras.
As prioridades gerais da Administração Pública Municipal são divididas em cinco eixos: Segurança e Saúde, Educação, Economia, Mobilidade, e Meio Ambiente e Governo. A área social (Saúde, Educação e Assistência Social) representa a maior parte do orçamento municipal hoje.