O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou, nesta segunda-feira (07), da inauguração da abertura Sala do Recém-nascido, implantada na maternidade do Hospital do Buenos Aires, localizado na zona Norte da cidade. O evento faz parte da programação de comemoração dos 171 anos de Teresina. A Sala do Recém-nascido é específica para tratar da saúde dos bebês que nascem no local.
Além de vacinação e avaliações clínicas, a maternidade passa a realizar também o Teste do Olhinho, exame que detecta diversas doenças oculares.
O prefeito Dr. Pessoa comentou sobre os avanços que a saúde teresinense têm recebido, por meio de novos investimentos que a gestão tem feito.
“Temos realizado grandes investimentos na saúde de nossa cidade, procurando sempre ampliar os serviços de saúde à população e hoje estamos entregando para a sociedade uma sala específica para os recém-nascidos, que conta com equipamentos modernos e uma equipe capacitada para realização dos atendimentos. Aqui serão ofertados serviços de vacinação, Teste do Olhinho e outros”, enfatiza Dr. Pessoa.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo, a maternidade do Buenos Aires é a primeira maternidade da capital a realizar o Teste do Olhinho.
“A Maternidade do Buenos Aires é a primeira da rede municipal a implantar o teste, com equipamentos tecnológicos que são de extrema importância para cuidar da saúde dos recém-nascidos”, disse Ari Ricardo, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS).
O Teste do Olhinho pode prever alguns graus severos de miopia, hipermetropia ou estrabismo. Além disso, existem doenças mais sérias na lista. São elas: retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, infecções, traumas do parto e até mesmo cegueira.
“A Sala do Recém-nascido oferta serviços como vacinação, exames físicos como Teste da Orelhinha, coletas, pesagem quando necessário e avaliação clínica. Todos os bebês que nascerem no hospital já receberão alta com as devidas vacinas aplicadas e exames e testes recomendados”, comenta Atêncio Queiroga, diretor da Maternidade do Buenos Aires.
Clara Leal, assessora da presidência da FMS, destaca a importância e o atendimento das maternidades no município.
“A Fundação Municipal de Saúde possui quatro maternidades, uma em cada zona da cidade. A maior delas é a do Buenos Aires, uma zona com densidade populacional grande, então, nós temos aqui 30 leitos obstétricos e fazemos, por mês, uma média de 170 partos. Quando se fala de maternidade tem que se cuidar da mãe e do bebê, isso é um binômio que não pode ser separado. Por determinação do prefeito, nós precisamos cada vez mais aumentar a capacidade resolutiva de toda nossa rede com uma ênfase muito grande na parte da humanização, do acolhimento”, ressaltou.