O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, estuda com a equipe da gestão a elaboração de um decreto municipal para autorizar o funcionamento dos setores durante esses dois dias. Após a determinação do governador Wellington Dias para o fechamento do comércio considerado não essencial na quinta (18) e na sexta-feira (19).
De acordo com Dr. Pessoa, ele é a favor das medidas adotadas pelo Governo do Piauí para conter a propagação da Covid-19, mas é contra o fechamento do comércio e dos setores produtivos durante a quinta e sexta-feira na capital Teresina.
“Eu disse em nota que concordaria com tudo que já foi feito pelo Governo do Estado, exceto o fechamento do comércio quinta e sexta-feira, a não ser que está determinado a partir das 22h, mas que seja aberto quinta-feira e sexta-feira”, disse o prefeito em vídeo.
De acordo com o decreto assinado pelo governador no último domingo (14), o comércio do Centro e dos bairros só poderá funcionar até às 17h, e os shoppings até às 20h de quarta-feira, devendo permanecer fechados de quinta a domingo. A nova determinação inclui ainda o fechamento de igrejas, escolas, academias, e aumenta mais uma hora do toque de recolher, ficando proibida a circulação de pessoas das 21h às 5h.
Outra medida do governador Wellington Dias para tentar barrar a proliferação do vírus é antecipar o feriado do Dia do Piauí para quinta-feira (18). A proposta foi enviada para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nessa segunda-feira (15) e aguarda aprovação.