O prazo para se inscrever no Enem 2024 termina amanhã (7), incluindo pedidos de tratamento por nome social e atendimento especializado. As provas estão marcadas para 3 e 10 de novembro.
Os participantes não isentos devem pagar a taxa de inscrição de R$ 85, até 12 de junho, com opções de pagamento por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. O boleto está disponível na Página do Participante, com QR code para pagamento por Pix.
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior, permitindo o acesso ao Sisu, Prouni, Fies e oportunidades em instituições particulares. Além disso, convênios entre o Inep e instituições em Portugal facilitam o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior no exterior.
Para incentivar a participação, estudantes do terceiro ano do ensino médio que comparecerem aos dois dias de prova receberão R$ 200 extra pelo programa Pé-de-meia, depositados na conta-poupança do aluno.
No dia das provas, os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação, ciências humanas e, no segundo dia, as provas de ciências da natureza e matemática, com término às 18h30.
O gabarito será divulgado em 20 de novembro, e o resultado final em 13 de janeiro de 2025, de acordo com o MEC.