Na manhã desta segunda-feira (18), a Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio do Departamento de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou a primeira fase da operação Draco 100. Ao todo, estão sendo cumpridas 25 medidas cautelares de prisões, buscas e apreensões na Vila Ferroviária e nos Residenciais Firmino Filho, Washington Feitosa e Monte Orebe, zonas Sul e Sudeste de Teresina, contra membros de facções criminosas com atuação no Piauí. Até o momento, dez pessoas foram presas.
De acordo com a polícia, a operação foi instituída em março de 2023, para combater às facções criminosas no Piauí. A Ação de hoje tem como objetivo dar cumprimento a 25 (vinte e cinco) medidas cautelares de prisões, buscas e apreensões em desfavor de membros de facções criminosas com atuação no estado. As medidas foram cumpridas nas Zona Sul e Sudeste da capital, contando com o apoio da DIPC, DINT, FEISP, 12°DP, 4°DP, DENARC, DELEGACIA DE UNIÃO/PI, BEPI, BOPE, RONE, BOPAER.
A primeira fase da operação é decorrente da continuidade das investigações da Operação Draco 84, deflagrada na primeira semana de janeiro deste ano, que teve como objetivo desarticular uma das células do tribunal do crime que atuava na Vila Ferroviária, Zona Sul da capital. A Draco 100 é a centésima Operação deflagrada pelo Draco em uma ano da sua criação e representa mais uma ação de combate as facções criminosas no Estado do Piauí, atendendo as diretrizes da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Civil do Piauí.
O coordenador do Draco, delegado Charles Pessoa, disse que hoje foi dado início à Operação Draco 100, que será dividida em várias fases.
“O Draco está fazendo um ano neste mês de março e hoje nós estamos dando início à Operação Draco 100 que será dividida em várias fases. Essa ação de hoje teve como objetivo, dar cumprimento a 25 cautelares, tanto de prisões como também de buscas e apreensões, até então, aproximadamente 10 presos, então, com isso, demonstra o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui pelo departamento, no decorrer desses 12 meses de sua criação, que somados, são mais de 600 prisões nesse período”, declarou o delegado.