Mais de 30 mil placebos foram apreendidos pelo Grupo Interinstitucional de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária no Centro de Teresina, na manhã desta quinta-feira (28). Os produtos eram vendidos como medicamentos em distribuidoras
Placebo é uma preparação sem efeito farmacológico, geralmente utilizada em testes de medicamentos com a finalidade de comparar resultados com quem recebe a substância ativa para verificar se uma suposta melhora ou cura tem realmente relação com o remédio testado ou se é fruto da expectativa gerada no próprio paciente, ou seja, um efeito psicológico.
“Eles eram vendidos tanto em supermercados como em mercearias, dizendo que curam AVC, outras doenças, que servem para emagrecer. Todas falsas promessas”, explicou o delegado.
O delegado João José, informou que estes placebos eram produzidos em dois laboratórios na zona rural da capital. Foram apreendido mais de 30 mil placebos. O local onde eram produzidos já havia sido interditado, mas um continuou a produzir, finalizou o delegado.
Os dois laboratórios que produzem os placebos foi reforçado e segundo o delegado João José, os responsáveis podem ser presos futuramente.