Nesta sexta-feira (17), o Ministério da Saúde lançou o Plano Nacional de Testagem da Covid-19 em seis cidades brasileiras. Já foram distribuídos cerca de 4 milhões de testes rápidos de antígeno, e a previsão é chegar a 60 milhões até o fim do anos, com o objetivo de identificar casos sintomáticos e assintomáticos na população geral e em grupos vulneráveis.
Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde, participou da cerimônia de lançamento em Natal. O evento foi realizado de forma simultânea também em Porto Velho, Campo Grande, Macapá, Belo Horizonte e Foz do Iguaçu, no Paraná.
Os resultados do plano servirão para monitorar os índices de contágio e as variantes do novo coronavírus e orientar sobre medidas de controle da circulação do vírus nas cinco regiões do país. Quem fizer teste e tiver resultado positivo terá que iniciar o isolamento social.
“Aquele que é negativo pode voltar às suas atividades normais e, assim, conciliaremos o binômio saúde e economia, para que nosso país volte a crescer”, disse Queiroga.
Com informações da Agência Brasil