O Programa Piauí Saúde Digital já está acessível para quase 1,5 milhão de residentes do Piauí, abrangendo seis regiões de saúde e 131 municípios. A plataforma oferece acesso simples através do aplicativo Piauí Saúde Digital, onde os usuários podem se cadastrar e utilizar serviços de consultas médicas 24 horas por dia, sete dias por semana, via celular, computador ou tablet.
Segundo o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares, essa iniciativa facilita o acesso a atendimento médico de qualidade pelo SUS, independentemente do local ou horário, ajudando a reduzir as filas de espera por consultas e exames, e ampliando o acesso a especialistas.
Até o final deste ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) pretende implementar o Piauí Saúde Digital em todos os 222 municípios que aderiram ao programa. Até agora, o serviço já está disponível em 131 cidades, beneficiando 1.483.197 piauienses e cobrindo 783 Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, destaca que o projeto é pioneiro no Brasil e serve como referência para o Ministério da Saúde e outros estados, por seu uso inovador de telemedicina e tecnologias digitais para superar desafios socioeconômicos, culturais e geográficos, garantindo acesso equitativo a serviços de saúde.
O Piauí Saúde Digital oferece consultas em diversas especialidades como clínica geral, ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, psicologia, cardiologia, endocrinologia, pediatria, nutrição e ortopedia, através de teleconsultas e telediagnósticos. Gabriel Mauriz, diretor da Unidade de Saúde Digital da Sesapi, ressalta que o programa visa expandir e fortalecer a rede de serviços de saúde, especialmente na atenção primária, integrando-a com outros níveis de assistência e fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.