Na próxima sexta-feira, em 15 de dezembro, ocorrerá o lançamento das pedras fundamentais dos maiores projetos de hidrogênio verde (H2V) do mundo, fruto da parceria entre o Governo do Piauí, Green Energy Park e Solatio. Os investimentos totalizarão R$ 200 bilhões, proporcionando mais de 20 mil empregos ao longo dos próximos anos.
As plantas industriais serão estabelecidas na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Piauí, localizada em Parnaíba, com as obras previstas para iniciar no final de 2024 e a conclusão da primeira etapa esperada até 2027, seguida por etapas subsequentes até 2035.
“É o Piauí assumindo um papel relevante no processo de transição energética global e dando início a um novo capítulo no desenvolvimento do estado”, afirma Rafael Fonteles.
Com o lançamento desses projetos, o Piauí assume a dianteira na atração de investimentos para a produção de Hidrogênio Verde (H2V), destacando-se como protagonista nesse esforço global de descarbonização e combate às mudanças climáticas. Esse combustível limpo está destinado a ser o principal substituto dos combustíveis fósseis.