Foi cancelado o terceiro depoimento do ministro da Saúde Marcelo Queiroga à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. O mesmo seria ouvido pelo Senado na próxima segunda-feira (18).
O cancelamento foi confirmado pelo presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD), ao site O Antagonista. O motivo seriam as recentes declarações do chefe da pasta da saúde que “virou um bolsonarista de carteirinha”, segundo Aziz ao site.
Queiroga disse nesta segunda-feira (11), que estava com a consciência tranquila em relação ao depoimento e que está “sempre à disposição”. Na última semana, o ministro voltou a defender o fim do uso obrigatório de máscaras. Ele foi diagnosticado com Covid durante viagem aos Estados Unidos com a comitiva presidencial para evento da Organização das Nações Unidas (ONU).
Os senadores fizeram outras mudanças no calendário e pretendem convocar o médico Carlos Carvalho para depor na próxima segunda-feira (18). O pneumologista coordenou um estudo contra o uso de remédios do chamado “kit Covid”. O depoimento ainda não foi confirmado. A CPI deve fazer uma sessão extraordinária para votar o tema na próxima sexta (15).
Está mantida a previsão de que o relatório final da CPI será apresentado na terça-feira (19) pelo senador Renan Calheiros (MDB). A votação deve acontecer na quarta (20).
Também ficará para a próxima segunda uma audiência com entidades e associações que representam familiares de vítimas da Covid-19.