Na segunda-feira (17), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva, propôs a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição Estadual – de sigla PEC – para garantir que instituições filantrópicas que cuidam da área da saúde no estado recebam recursos com força constitucional.
A proposta foi apresentada durante um encontro no Hospital São Marcos em Teresina, com representantes da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida (APCCAA) e Federação das Santas Casas de Misericórdia e Entidades Filantrópicas do Piauí.
O deputado afirmou que é preciso encontrar uma solução definitiva para o sistema de saúde das santas casas e instituições filantrópicas e que a PEC asseguraria uma fonte permanente de receita para essas entidades na área da saúde.
Essas entidades alegam dificuldades na captação de recursos para manter suas atividades no estado, especialmente no tratamento do câncer.”Vamos amadurecer essa ideia, diante do quadro que se tem todo ano, dessas entidades lutando por conta da dificuldade de conseguir recursos”, assinala Franzé Silva., afirmando que a proposta será melhor formulada diante das dificuldades enfrentadas por essas entidades na luta para conseguir recursos. O objetivo da PEC é garantir uma fonte vitalícia de recursos para essas entidades com força constitucional.