Inicia-se nesta sexta-feira (7) a etapa participativa do Orçamento Participativo (OPA), marcada pelo período de votação popular, proporcionando aos cidadãos do Piauí a oportunidade de elegerem as propostas que desejam ver implementadas em Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano. O processo de votação ocorre integralmente online, por meio do aplicativo Colab, site ou WhatsApp.
Um total de 1.255 propostas foi lançado pelas entidades de bairro cadastradas, das quais 838 foram consideradas aptas para a fase de votação popular. Destas, 397 são destinadas a Teresina, 85 a Parnaíba, 105 a Picos, 178 a Piripiri e 73 a Floriano.
O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou: “Nesta nova etapa, qualquer pessoa com mais de 16 anos e com CPF pode escolher uma proposta que deseja ver implementada a partir de 2025. Quanto mais votos uma proposta receber, maiores são suas chances de ser incluída no Orçamento Anual”.
Para facilitar a mobilização, a equipe técnica da Secretaria do Planejamento (Seplan) disponibilizará vans que funcionarão como “cabines móveis” para votação. Esses veículos já estão circulando pelos bairros e zonas participantes, e Enia Meneses, diretora de Orçamento Participativo da Seplan, afirmou que “Os veículos estão equipados com rede wi-fi, tablets e celulares, além de agentes preparados para tirar dúvidas e auxiliar as pessoas durante a votação”.
As vans funcionam em dois turnos (manhã e tarde), inclusive nos fins de semana, com duração de 4 horas cada. As entidades podem solicitar o agendamento da van para seu bairro através do WhatsApp do Suporte OPA.
Os cidadãos têm a oportunidade de votar na proposta que consideram mais adequada para seu bairro ou região. É possível votar pelo aplicativo, site ou WhatsApp, até o encerramento da votação no dia 17 de junho às 23h59.