Por Colunista Yáscara Santos / Publicado em 02/11/2020 ás 14H02
O bruxismo do sono (BS) é caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes, de forma involuntária, durante o período de adormecimento. Caracteriza-se por uma desordem de movimentos estereotipados e periódicos, decorrentes da contração dos músculos mastigatórios. Quando exacerbada, pode ocasionar desgastes da superfície dentária, desconfortos musculares e/ou comprometendo à saúde bucal. Possui maior prevalência em crianças em idade pré-escolar devido às características estruturais e funcionais dos dentes decíduos, embora também apareça em crianças mais velhas e na dentições permanentes.
Existem inúmeros tratamentos para o bruxismo do sono na infância. Segundo a literatura, o mais utilizado é o uso de placas oclusais, que funcionam reduzindo às atividades dos músculos e protegendo os dentes dos desgastes provocados. Juntamente a esse, também possui tratamentos multidisciplinares com fisioterapeutas utilizando técnicas de relaxamento e crioterapia, capazes de romper temporariamente o ciclo de tensão e dor do paciente.
Observa-se assim, a importância do tratamento odontológico e multidisciplinar para reduzir a atividade dos músculos mastigatórios além de minimizar as consequências dessa atividade para funcional no desenvolvimento mioesquelético.
Discussão sobre este post