A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e a Subseção de Oeiras inauguraram, nesta terça (23/01), a primeira estátua em homenagem à Esperança Garcia no Brasil. Considerada a primeira Advogada brasileira, Esperança Garcia viveu no século 18 e foi reconhecida como Advogada pelo CFOAB em 2022, após solicitação da Seccional piauense.
Natural de Oeiras, Piauí, Esperança desafiou as normas de sua época ao redigir uma carta ao governador da província em busca de seus direitos. Essa carta tornou-se um marco, sendo reconhecida como a primeira petição escrita por uma mulher no país.
A imponente estátua inaugurada no Fórum da Comarca de Oeiras é um símbolo da resiliência e determinação, que permearam a vida de Esperança. A inauguração é um ato de reconhecimento e uma celebração da coragem que transcende gerações.
“Esperança Garcia permanecerá como um farol inspirador, lembrando-nos da importância de desafiar as adversidades em busca de um mundo mais justo. Que esta estátua seja um testemunho duradouro da força da esperança e do poder transformador de indivíduos que se atrevem a ser pioneiros em sua busca por equidade”, destaca Daniela Freitas, vice-presidente da OAB-PI, durante a solenidade.
Participaram da solenidade: o Governador do Piauí, Rafael Fonteles; Senador do Piauí, Marcelo Castro; a vice-presidente da CAAPI, Dalva Fernandes; o Presidente da Subseção de Oeiras, Fidelman Fontes; entre outras autoridades que representavam os Poderes Estadual e Municipal de Oeiras.