Temporal provocou quedas de árvores e raios, que danificaram a rede elétrica de Teresina. Em nota à imprensa, a Equatorial Piauí informou que as equipes de plantão já estão trabalhando para a recomposição do sistema.
Por Luis Fernando Amaranes | Publicado em 01/01/2021 às 19h19
(Atualizada às 19h37)
Moradores do Bairro Aeroporto, na Zona Norte de Teresina, ficaram há mais de 23 horas sem energia elétrica, após o forte temporal que atingiu a cidade, na noite dessa quinta-feira (31), véspera de feriado de Ano Novo. A tempestade, com fortes rajadas de vento, derrubou árvores e causou danos na rede de distribuição da região. A equipe de jornalismo da Folha Expressa, recebeu denúncias de vários moradores relatando o caso.
Conforme o morador, Carlos Alberto Pereira de Sousa, conta que a energia elétrica acabou por volta das 19h da noite de ontem, durante o temporal. O serviço foi interrompido após uma forte ventania.
“Desde às 19 horas, de ontem, o bairro Aeroporto está sem energia. Ficamos sabendo que outros bairros estão na mesma situação, o que em nada exime a empresa de prestar seus serviços com eficiência e qualidade. Passamos a virada do ano sem energia e o absurdo é que já vai fazer 24 horas sem luz. Apesar das várias tentativas de entrar em contato com a empresa, até́ o momento não tivemos nenhum retorno, ou seja, continuamos sem energia”, desabafa a moradora.
Carlos Alberto, afirma ainda que, é uma enorme falta de respeito para os consumidores que pagam a energia em dias.
“Uma enorme falta de respeito com os consumidores que pagam em dia a conta de luz, cujo valor é totalmente desproporcional pela tamanha precariedade dos serviços prestados. Como muitos comentam: se fosse para cortar a energia por inadimplemento no pagamento, a empresa já tinha “visitado” a nossa casa para efetivação do corte. Da mesma forma que são ágeis para cobrar, a sociedade exige que sejam, também, para cumprirem e honrarem com a prestação de seus serviços”, finaliza.
Uma moradora que preferiu não se identificar, explica que, por conta da interrupção, começou a perder alimentos refrigerados. “A geladeira já está quente, os alimentos já descongelaram e estamos perdendo as coisas. As carnes da minha casa, de hoje não passam. A única energia que eu tenho é de emergência, mas já está quase acabando”, disse.
Os moradores do bairro voltaram a receber energia, por volta das 19h20, desta sexta-feira (01).
A falta de energia também afetou os bairros Água Mineral, Vila São Francisco, Alto Alegre, Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico e Vila Maria. A chuva e vento forte que atingiu a cidade, causaram transtornos aos teresinenses. A região da Zona Leste e Norte foram a mais prejudicadas pelo temporal. Houve ainda, quedas de árvores, pontos de alagamento e desabamentos. Ninguém ficou ferido.
O que diz a Equatorial Piauí?
A equipe de jornalismo da Folha Expressa procurou a companhia responsável pela distribuição de energia em Teresina, Equatorial Piauí, para esclarecer o motivo da falta de abastecimento e sobre o restabelecimento de energia.
Em uma nota divulgada pela assessoria de comunicação do órgão, afirma que devido a forte chuva, vários pontos da cidade afetaram o sistema elétrico, devido a essa ocorrência, as demandas terão um maior tempo de restabelecimento, considerando a complexidade dos serviços. Afirma ainda que, 85% das pessoas foram afetadas pelo fornecimento e que já tiveram a energia restabelecida.
“O Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (01), mesmo em condições climáticas adversas. Até o início da manhã, cerca de 85% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido. Em função da complexidade dos danos causados, ainda há registro de problemas em alguns bairros. Para esses casos, a Equatorial já mobilizou equipes especializadas para atuação em rede energizada, corte e liberação de acessos de vias e de redes elétricas atingidas por quedas de árvores de grande porte”, trecho da nota.
Em outro trecho da nota, a Companhia ressalta que as equipes não foram reduzidas devido ao feriado de Ano Novo e seguem trabalhando com a manutenção nos bairros. “As equipes seguem trabalhando com a manutenção e continuarão até o total reestabelecimento nos bairros da zona norte e leste de Teresina ainda afetados. As equipes atuaram durante toda a noite e madrugada e seguem trabalhando durante esta sexta-feira, 1°”.
Confira a nota completa na íntegra:
“A Equatorial Piauí esclarece que, devidos aos fortes ventos e chuva com descargas que atingiu Teresina na noite dessa quinta-feira (31), foram registrados muitos estragos na cidade e à rede da Distribuidora, impactando o fornecimento de energia a alguns bairros da capital. As principais ocorrências que afetaram o sistema elétrico se relacionam à queda de árvores, placas, outdoors, atingindo a rede da distribuidora e ocasionando danos à estrutura de fornecimento de energia, como postes, cruzetas, isoladores e condutores. Essa categoria de ocorrências demanda um maior tempo de restabelecimento, considerando a complexidade dos serviços. As zonas Leste e Norte tiveram bairros atingidos com interrupção do fornecimento. As áreas mais críticas foram os bairros Ininga, Horto Florestal, Morros, Zoobotânico, região da UFPI e parte da BR 343, na zona Leste. Na zona Norte, os bairros Aeroporto e Água Mineral foram os mais atingidos.
O Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam durante toda a noite de ontem e madrugada de hoje (01), mesmo em condições climáticas adversas. Até o início da manhã, cerca de 85% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido. Em função da complexidade dos danos causados, ainda há registro de problemas em alguns bairros. Para esses casos, a Equatorial já mobilizou equipes especializadas para atuação em rede energizada, corte e liberação de acessos de vias e de redes elétricas atingidas por quedas de árvores de grande porte. Com o plano operacional de final de ano e devido as ocorrências, a Equatorial reforçou a estrutura de campo, do Centro de Operações Integradas e central 0800 086 0800, para melhor gestão das ocorrências e direcionamento assertivo das equipes de atendimento”.
NOTÍCIA RELACIONADA
Chuva e vento forte causam transtornos e falta de energia em Teresina
Discussão sobre este post