O general Paulo Sérgio Nogueira, ministro da Defesa, nesta segunda-feira (01), enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma solicitação apara acessar os códigos-fontes dos sistemas eleitorais que são utilizados nas urnas eletrônicas.
Em ofício classificado como ‘urgentíssimo’, enviado ao presidente do TSE, Edson Fachin, o ministro da Defesa pede que os dados sejam disponibilizados até o dia 12 de agosto de 2022.
“Solicito a Vossa Excelência a disponibilização dos códigos-fontes dos sistemas eleitorais, mais especificamente do Sistema de Apuração (SA), do Sistema de Votação (VOTA), do Sistema de Logs de aplicações SA e VOTA e do Sistema de Totalização (SisTot), que serão utilizados no processo eleitoral de 2022”, solicitou Nogueira no ofício enviado à Fachin.
Segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o acesso aos códigos-fonte do sistema de votação foi aberto em outubro de 2021. O Órgão disponibiliza acesso aos sistemas citados pelo ministro da Defesa a qualquer entidade fiscalizadora, o que inclui os militares, partidos políticos, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil.
O TSE deve responder o ofício enviado pelo general em breve.