O vereador Edson Melo (PSDB), disse em entrevista a Folha Expressa, neste domingo (31), que sua intenção é não concorrer às eleições municipais para vereador de Teresina, em 2024. Na política desde 1988, Edson Melo fez história na capital Piauiense e logo completa 70 anos.
Nos bastidores da política, há rumores de que seu filho seguiria o mesmo caminho do pai, e questionado se lançaria o Hélio Melo para continuar os trabalhos, o vereador disse que ele pretende ser candidato, mas nada está acertado definitivamente.
A Folha também questionou se Edson foi convidado para apoiar algum dos atuais vereadores do partido PRD na Casa Legislativa, Melo ressaltou que já recebeu vários pedidos de apoio, e que tem muitos amigos entre os atuais parlamentares.
Biografia de Edson Melo
Edson Moura Sampaio Melo nasceu em 08 de fevereiro de 1954, na cidade de Teresina (PI). Pai de cinco filhos e casado com Alessandra Cabral Sampaio Melo, é um dos vereadores mais atuantes e experientes de Teresina. Sempre fiel ao PSDB, é o único remanescente da época de fundação do partido no Piauí, pelo então prefeito de Teresina, Wall Ferraz, em 1988.
Edson Melo é professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aposentado e foi o primeiro coordenador do mesmo. No início da década de 1980, Edson Melo também fez parte da diretoria do Clube de Engenharia e da ADUFPI (Associação dos Docentes da UFPI). Iniciou sua carreira política como Secretário de Transportes de Teresina na gestão do prefeito Wall Ferraz (de 1986 a 1988).
Candidatou-se a vereador em 1988 e foi eleito pela primeira vez pelo PMDB. Hoje, Edson Melo está em seu oitavo mandato na Câmara Municipal de Teresina, o sétimo pelo PSDB. Na casa, já foi duas vezes presidente, nos biênios 1993/1994 e 1997/1998. Atualmente é o primeiro secretário.
Sua atuação como vereador de Teresina se caracteriza em requerer obras e serviços para a melhoria da população e demonstra preocupação especial com o setor de trânsito e transporte público, bem como na área habitacional, principalmente com relação ao uso e ocupação do solo urbano.
Entre os seus projetos, o que mais ganhou repercussão foi a lei que torna obrigatória a participação de artistas locais nos grandes eventos de Teresina. Promulgada pela Câmara Municipal de Teresina em março de 2012, a lei visa beneficiar os músicos locais e estimular empresários a divulgar a cultura teresinense.
No âmbito da saúde, o vereador também é atuante. Em 2012, o parlamentar também apresentou um projeto que dispõe sobre a obrigação das redes de farmácias em disponibilizarem serviço gratuito de medição de pressão, uma forma de dar atenção à saúde da população. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara dos Vereadores e já está em vigor. Além também da lei que obriga prédios a instalarem redes de proteção em suas áreas de sacada para evitar acidentes e coibir a triste prática do suicídio.