Desde a última segunda-feira (25), interessados em contratar empréstimos pelo Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe), já estão podendo procurar as instituições financeiras.
O programa foi criado há pouco mais de dois anos om o objetivo de ajudar empresários durante a pandemia de Covid-19 e agora oferece empréstimos para micro e pequenas empresas com juros mais baixos.
O governo estima que a nova fase garanta R$ R$ 50 bilhões em operações de crédito para esses empresários , incluindo microempreendedores individuais (MEI).
Além de oferecer juros mais baixos, o programa ainda oferece um prazo maior para que os empréstimos comecem a serem pagos. O prazo máximo para o pagamento é de 48 meses, sendo o máximo de carência de 11 meses e mais 37 parcelas para o empréstimo.
O uso do recurso em distribuição de lucros e dividendos entre os sócios do negócio é proibido. O financiamento pode ser utilizado em investimentos, como aquisição de equipamentos ou na realização de reformas. Pode ser usado ainda em despesas operacionais, como o pagamento do salário dos funcionários, pagamento de contas de água, luz, aluguel e na compra de mercadorias.
Será disponibilizado para os empresários o valor máximo de 30% da receita bruta anual da empresa.