O MDB oficializou nesta quarta-feira (27), em convenção, a candidatura de Simone Tebet à Presidência da República. A votação que formalizou o nome de Tebet ocorreu de forma virtual. Houve 262 votos favoráveis à oficialização e 9 contrários.
Ainda hoje (27), o PSDB e o Cidadania aprovou o apoio à candidatura de Tebet.
A oficialização da candidata aconteceu após uma série de disputas internas no partido. Na terça-feira, Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou ação apresentada por uma ala do partido contra a realização da convenção de hoje.
O grupo de emedebistas que pediu por um adiamento da convenção, vem demonstrando apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Segundo essa ala do MDB, a votação virtual do partido “coloca em risco a legitimidade das escolhas” e “representa grave risco de escolha antidemocrática entre filiados, haja vista a possibilidade de culminar no afastamento de pré-candidatos que desejariam disputar o pleito, no direcionamento dos votos e opiniões de filiados e, ainda, no receio quanto a possíveis represálias da cúpula partidária”.
Durante a convenção, Tebet afirmou que pretende reconstruir o Brasil “com coragem e com amor”. Simone quer ocupar um potencial nicho de “terceira via” na disputa que tem sido dominada pelo presidente Jair Bolsonaro e o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Com informações da UOL.