Uma pesquisa realizada pela Atlas/Intel, mostrou que 56,5% dos entrevistados acreditam que a decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender o X (antigo Twitter) no Brasil foi motivada politicamente, enquanto 41,7% veem uma justificativa técnica. A suspensão está fundamentada no Marco Civil da Internet, que regula o funcionamento das plataformas digitais no país.
Ainda segundo a pesquisa, 50,9% discordam da decisão de Moraes de bloquear o X, e 48,1% concordam com a medida. No embate entre Moraes e Elon Musk, proprietário da rede social, 49,7% dos entrevistados apoiam o ministro, enquanto 43,9% ficam ao lado de Musk.
A respeito da multa de R$ 50 mil para usuários que tentam acessar o X por meio de VPNs, 64,5% se posicionaram contra a medida. Além disso, 55,1% dos participantes consideraram abusiva a decisão do STF de bloquear contas da Starlink, outra empresa de Musk, enquanto 44% a justificaram.
O levantamento foi realizado com 1.617 pessoas entre os dias 3 e 4 de setembro, e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.