Uma decisão da Justiça, divulgada nesta sexta-feira (19), estabelece um prazo de 72 horas para Petrus Evelyn, responsável pelo perfil do Instagram “O Piauiense”, excluir sete postagens contra o deputado estadual Fábio Novo, sob pena de multa diária de R$ 500, em caso de descumprimento. Nas postagens, há ofensas pessoais à imagem e à honra do deputado Fábio Novo e o Poder Judiciário determinou a exclusão imediata das publicações.
As alegações apresentadas pela assessoria jurídica do parlamentar mostram que Petrus Evelyn tem ligação com o grupo político que faz oposição ao Governo do Estado e que usa o perfil “O Piauiense” com o “manifesto intuito de macular a imagem pública do PT e de seus integrantes”. Petrus foi candidato a deputado estadual em 2022, quando manifestou apoio ao então candidato a governador Sílvio Mendes, ex-prefeito de Teresina e atual pré-candidato nas eleições municipais.
“O conteúdo dos posts são notoriamente depreciativos à imagem de Fábio Novo e ao seu grupo politico, proferindo palavras como ‘criminosos’ ou ‘maior grupo politico corrupto do Estado’. E vinculando o referente a falso escândalo de corrupção que o próprio requerido alcunha de ‘Escândalo da Cultura’ se tratando de manifesta fake news já devidamente rebatida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí”, diz o processo.