Faleceu, nesta segunda-feira, o jurista Celso Barros , aos 101 anos. Celso Barros é um dos nomes mais expressivos entre os operadores do direito. O velório acontece hoje, a partir das 17h, na sede da OAB/PI.
Celso Barros Coelho nasceu em 11 de maio de 1922. O seu centenário foi celebrado durante todo o ano passado pela Academia Piauiense de Letras, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Piauí, e outras instituições.
Nascido em Pastos Bons, no Maranhão, era piauiense de coração e foi no estado onde construiu uma sólida carreira. Foi deputado federal constituinte pelo Piauí, professor da Universidade Federal do Piauí e presidente por cinco mandatos da Ordem dos Advogados do Brasil, hoje, presidida pelo seu neto, Celso Barros Coelho Neto.
Dr. Celso é pai da procuradora Maria Eugênia Coelho.
Nota de falecimento da OAB-PI
É com profundo pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, comunica o falecimento do jurista, ex-presidente e Membro Honorário Vitalício da instituição, Celso Barros Coelho, aos 101 anos, no início da tarde desta segunda-feira (10/07), em Teresina.
O velório acontecerá a partir das 17h30, no Auditório da OAB-PI. O sepultamento acontece amanhã, às 09h, no Cemitério da Ressureição. A OAB-PI decreta luto oficial de três dias. Celso Barros Coelho presidiu a OAB-PI por seis vezes, entre os anos de 1962 e 1974. O seu centenário foi comemorado no dia 20 de maio de 2022, onde recebeu inúmeras homenagens da instituição.
“Celso Barros é um lutador. Demonstrou que durante toda a sua vida foi feita pela luta, pela luta de sair do sertão, de ter sido órfão de pai muito novo, de vir para Teresina estudar e aprender sozinho, de trilhar um caminho e exercer com muita dignidade as funções que desempenhou. No magistério, sendo um professor de gerações; na política, sendo um grande legislador; nas letras, sendo um sábio e literato; na OAB, enquanto dirigente por seis mandatos; e, sobretudo, na advocacia que exerceu com muita coragem e dignidade ao longo de setenta anos”, destacou Celso Barros Coelho Neto, Presidente da OAB Piauí.