A pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (10) mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com uma vantagem de 10 pontos percentuais nos votos válidos sobre Jair Bolsonaro (PL). Enquanto o petista apareceu com 55% das intenções de votos, o atual presidente ficou com 45%. Para o colunista do UOL Alberto Bombig, os números mostram que Bolsonaro não soube aproveitar os “ventos favoráveis” que sopraram na reta final do 1º turno das eleições. “Bolsonaro deu duas derrapadas nesse começo e não soube aproveitar um vento favorável que soprou na virada do 1º para o 2º turno. A fala dos nordestinos é um desastre, o Lula soube capitalizar e a Simone Tebet ajudou bastante”, disse.
Bombig ainda apontou para o fato de a campanha de Lula ter adotado um tom mais agressivo durante o 2º turno. Ele citou a propaganda do petista em que Bolsonaro aparece dizendo que comeria carne humana e também o uso da imagem do atual presidente na maçonaria naquilo que chamou de “guerra religiosa”. Durante o programa, Bombig fez questão de ressaltar que a eleição não acabou e que Bolsonaro pode se recuperar, mas frisou que o resultado da pesquisa é ótimo para Lula.
“A pesquisa reflete que o Lula pelo menos se manteve na mesma posição de liderança nas pesquisas que é o que interessa para ele. É uma volta a menos na corrida e o Bolsonaro perdeu esse vento favorável da virada do 1º para o 2º turno”.
UOL