Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Credibilidade, no município de São Gonçalo do Piauí, sobre as próximas eleições municipais de 2024, aponta a pré-candidata Gerlane Cabral (MDB) como favorita, o que pode resultar na vitória da primeira mulher como prefeita da cidade. A parlamentar foi eleita em 1º lugar para vereadora da cidade nas últimas eleições.
Na pergunta espontânea, onde não são apresentados aos nomes dos candidatos para os entrevistados, Gerlane Cabral surge com 37,33% das intenções de voto, enquanto o candidato Verlandim registra 35,67%. A parcela de eleitores que não expressaram opinião alcança 27%.
Já na pergunta estimulada, onde os nomes dos candidatos são mencionados, Gerlane Cabral mantém a liderança com 44% das intenções de voto, seguida por Verlandim, que registra 41,33%. Apenas 0,33% indicaram voto nulo ou em branco, enquanto 14,34% não expressaram preferência.
Em relação à rejeição, Gerlane Cabral é a menos rejeitada, com 25,67% dos entrevistados manifestando aversão a seu nome. Por outro lado, o candidato apoiado pelo atual prefeito Júnior Ribeiro enfrenta uma rejeição de 29,33%.
O número de entrevistados que preferiu não opinar são 43,67%, enquanto 1,33% declararam a intenção de anular o voto ou votar em branco.
A pesquisa também indagou aos entrevistados sobre qual deputado estadual eles consideram que mais trabalha pelo município. O deputado João Madison lidera obtendo a preferência de 40,33% dos entrevistados. Em seguida, estão Wilson Brandão, com 18% das citações, Hélio Rodrigues, com 1,67%, Dr. Hélio, com 1%, Hélio Isaías e Georgiano Neto, ambos com 0,33%. Cerca de 38,34% dos entrevistados não manifestaram opinião sobre o assunto.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PI-04125. E foi realizada entre os dias 27 e 28 de fevereiro e tem uma margem de erro de 5,47 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi contratada pelo Diretório Estadual do MDB Piauí.