O líder do governo na Assembleia Legislativa do Piauí, Dr. Vinícius (PT), anunciou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 prevê um reajuste salarial linear de 5% para todos os servidores do Estado, reorganização salarial em diversas carreiras, corrigindo inconsistências e garantindo que a remuneração não seja inferior ao salário mínimo. Segundo Dr. Vinícius, a medida busca a eliminação de distorções salariais e a valorização dos trabalhadores.
A LOA deste ano estima uma receita bruta de R$ 28,4 bilhões, mas, após as deduções do Fundeb e transferências constitucionais aos municípios, o montante efetivo será de R$ 23,1 bilhões e as principais áreas de investimento serão saúde, educação e segurança pública. A proposta, que já tramita na Assembleia, deve ser votada até o final de dezembro.
Apesar do anúncio do aumento, algumas categorias, como professores e profissionais de segurança, expressaram insatisfação com os percentuais em uma audiência pública realizada pela Secretaria de Fazenda na semana passada. Dr. Vinícius, no entanto, defendeu que a reorganização salarial vai promover uma distribuição mais justa, corrigindo distorções de carreiras anteriores.
O líder do governo também comentou sobre os concursos públicos na área da saúde e segurança, afirmando que são necessários para a renovação da força de trabalho pois no quadro constam quase servidores 60% de servidores que já estão perto da aposentadoria. Com a correção salarial e a realização dos concursos, garantimos que o setor público continue evoluindo”.