No dia 8 de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, mulheres no Piauí terão direito a meia-entrada em diversos eventos culturais, esportivos e de lazer, conforme estabelecido por um novo projeto de lei sancionado pelo governador Rafael Fonteles. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado.
A lei, proposta pelo deputado estadual Marcus Kalume (PT), garante que as mulheres paguem 50% do valor integral dos ingressos para eventos realizados em estabelecimentos como teatros, casas de espetáculo, parques aquáticos, zoológicos, exposições, feiras e eventos esportivos, entre outros locais de cultura, lazer e entretenimento.
O texto da lei define “casas de espetáculo” como locais que promovem ou exibem apresentações musicais, circenses, teatrais, esportivas, cinematográficas, e de artes plásticas e artísticas. Além disso, a lei proíbe que os estabelecimentos aumentem o preço do ingresso integral em razão da aplicação da medida.
Medidas semelhantes já são adotadas em outros estados brasileiros no Dia Internacional da Mulher. Embora um projeto federal com propostas similares esteja em tramitação na Câmara dos Deputados, ele ainda não foi aprovado.