A solicitação é para que o presidente negocie com os países que produzem o imunizante, a entrega do ingrediente necessário para que institutos brasileiros possam produzir doses.
Por Pedrina Gomes | Publicado em 21/01/2021 ás 13:46
Governadores enviam carta a Jair Bolsonaro, pedindo ao presidente que acione a diplomacia para dialogar com a China e Índia, países produtores de vacina contra a Covid-19, para garantir a entrega do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) usado na produção das vacinas no Brasil. O documento foi protocolado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), na quarta-feira (20).
“Assim como recebemos as doses para este início que comemoramos, precisamos garantir vacinas para os meses de fevereiro, março, abril, maio, até imunizar todos”, disse o Governador.
Os 15 Governadores solicitam que “seja avaliada a possibilidade de estabelecimento de diálogo diplomático com os governos dos países provedores dos referidos insumos, sobretudo China e Índia, para assegurar a continuidade do processo de imunização no país”.
O governador Wellington Dias como presidente do Consórcio de Governadores do Nordeste e membro do Fórum dos Governadores do Brasil, assinou o ofício em nome dos dois colegiados, solicitando ao presidente Jair Bolsonaro, a prorrogação do estado de calamidade pública no Brasil que terminou no dia 31 de dezembro de 2020.
Wellington cita como justificativa no documento a atual conjuntura de enfrentamento à pandemia da covid-19, sem uma previsão precisa de imunização de toda a população brasileira, além do aumento no número de casos, elevação da taxa transmissibilidade, e crescimento de ocupação de leitos hospitalares em diversas regiões do país.
A preocupação dos governadores é o impacto que a economia deve sofrer com o fim do pagamento do auxílio, além do crescimento do desemprego. “Na última semana de janeiro em diante, começará a faltar comida, dinheiro para pagar energia, água, remédio, coisas básicas. Isso vai crescer em fevereiro e março e vai explodir em reações. Não tem como o poder público fugir de sua responsabilidade”, avaliou Wellington.
Com o pedido através da carta, o governador do Piauí espera conseguir também o apoio de autoridades do Congresso Nacional, Poder Judiciário e de ex-presidentes do Brasil, para fortalecer o pedido a Bolsonaro.
A proposta dos governadores é a prorrogação do estado de calamidade por mais 180 dias. Com a prorrogação, também haveria o prolongamento dos auxílios financeiros pagos pelo Governo Federal.