O presidente do Consórcio Nordeste, governador do Piauí, Wellington Dias (PT), enviou um ofício nesta quarta-feira (6) ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Cidadania, João Roma, apresentando os números e pedindo mais ações do governo federal.
No ofício, o governador diz que “diante dos dados apresentados verifica-se a urgente necessidade de implementação de ações para zerar a fila de espera do Programa Bolsa Família, devendo o Estado garantir o direito de todo cidadão que necessitar acessar”.
O governador afirma ainda que a quantidade de pessoas em situação de pobreza no Brasil tem aumentado drasticamente, agravada ainda mais em virtude da pandemia.
“As políticas sociais, como o Programa Bolsa Família, são fundamentais para o enfrentamento à pobreza e alívio da pobreza extrema, bem como para a garantia de acesso a direitos das famílias em situação de vulnerabilidade”, disse Wellington.
A região Nordeste apresentou um aumento na demanda do Bolsa Família. Um levantamento realizado pela câmara temática da assistência social do Consorcio Nordeste aponta ainda que a fila de espera do programa na região nordeste subiu 25% de fevereiro a julho de 2021.
Segundo o Consórcio, que reúne governadores da região, 2,4 milhões de brasileiros estão a espera do benefício, sendo que 881.748 famílias estão no Nordeste, o que representa 36% do total.