A governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), publicou um decreto que determina a reorganização do calendário escolar da rede pública de ensino e sua efetivação a partir de segunda-feira (23). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, na edição dessa quinta-feira (19).
Com o decreto, fica autorizado os descontos nos contracheques dos professores grevistas que descomprimirem a decisão judicial do Tribunal de Justiça do Piauí que declarou ilegalidade na greve dos profissionais da educação. No entanto, os professores que não retornarem às salas de aula terão corte no ponto.
Além disso, o documento autoriza a Secretaria de Educação (Seduc) a fazer a reorganização da lotação dos profissionais da educação, bem como a contratação temporária de professores substitutos para suprir a falta de profissionais que permanecerem em greve.
Os professores da rede estadual estão em greve desde o dia 23 de fevereiro deste ano. A categoria contesta os 14,17% de aumento salarial já aprovado pelo Governo e reivindica o reajuste linear de 33% para servidores ativos e inativos, que foi definido pelo Governo Federal.