O governador Wellington Dias sancionou uma lei nesta segunda-feira (10), que autoriza o Governo do Piauí a acelerar a compra de doses da vacina russa contra a Covid-19, a vacina Russa Sputnik V.
O documento foi publicado no Diário Oficial nessa segunda-feira (10). A Lei nº 7.499 permite operação contratual para o fornecimento de doses da vacina com a empresa Limited Liability Company Human Vaccine, representada pela RDIF Corporate Center Limited Liability Company.
Segundo o documento, o processo será realizado com dispensa de licitação devido a apresentação de um termo de referência que deve ser elaborado de forma simplificada nos termos da Lei Federal nº 14.124. O governador permitiu ainda que o pagamento dos imunizantes seja antecipado, desde que a empresa estabeleça celeridade na negociação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), havia negado a importação e uso das vacinas russas apontando falhas nos estudos e processo na produção da vacina. Mesmo com a compra negada, o governador Wellington Dias destacou que o Consórcio Nordeste irá continuar tentando realizar a compra da vacina russa e que o Comitê Científico do Nordeste deve apresentar documentos comprovando a eficácia da Sputnik V.