O governador Wellington Dias anunciou na manhã desta quarta-feira (10), que devido ao aumento na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensivas (UTIs), e ao aumento de casos e mortes provocadas pela Covid-19 no estado, o Governo do Piauí irá destinar o Hospital da Polícia Militar exclusivamente para atendimento Covid-19.
Esta medida foi tomada após uma reunião com a equipe do Comitê de Operações Emergenciais (COE) que fez um alerta ao governador sobre a situação da pandemia no estado. Em Teresina e em outras cidades do Piauí, a ocupação dos leitos de UTIs já atingiu 100% e o governador destacou que o Estado já chegou no limite para ampliar novos leitos em hospitais.
“Nós já estamos em colapso nacional, o que estamos trabalhando agora é para evitar uma tragédia ainda maior. […] Nós estamos adotando novas medidas. Eu devo, agora ainda hoje, colocar o nosso Hospital da Polícia Militar como Hospital Covid-19, lá nós temos oxigênio, temos leitos com canalização e isso permite ampliar”, explicou o govenador.
O governador irá determinar ainda a suspensão das cirurgias eletivas em hospitais da rede pública e privada no estado, e informou que foi realizado o pedido de 40 respiradores para o Governo Federal.