O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a lei que cria a Política Estadual de Pesquisa, Desenvolvimento e Qualificação de Mão de Obra para a Produção de Hidrogênio Verde (H2V). A iniciativa visa fomentar a pesquisa científico-tecnológica, promover inovações e incentivar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no setor de produção de hidrogênio verde e seus derivados. A lei, de autoria do deputado Rubens Vieira (PT), busca qualificar profissionais para atender às demandas desse setor emergente e de alta relevância para o futuro energético do estado.
O Piauí está entre os 10 estados do Brasil com ambientes propícios para a produção de hidrogênio verde. Visando este cenário promissor, o Governo do Estado, firmou parceria com a empresa europeia Green Energy Park, que investirá 50 bilhões na produção desta forma de energia.
A Lei tem como objetivo, além do fomento à pesquisa científico-tecnológica, a busca pela inovação, promoção e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis associadas e voltadas à qualificação da mão de obra especializada para o setor de produção de hidrogênio verde e seus derivados.
O parlamentar explicou que todos os projetos que orbitam esse cenário, precisarão de mão de obra qualificada e deixar os trabalhadores piauienses aptos para atuarem nesse mercado é o objetivo principal da lei. Segundo estimativa do Governo do Estado, até o ano 2027, as obras ligadas à produção de hidrogênio verde no Piauí, criarão cerca de 10 mil empregos no estado e em cálculos mais precisos, até o ano de 2035, mais de 60 mil empregos serão gerados.