O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), recebeu a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada Alliny Serrão (União Brasil), nesta quinta-feira (09) para apresentar alguns avanços de sua gestão. O principal objetivo da comitiva amapaense foi conhecer o sistema de comunicação piauiense, a Fundalegis e as novas tecnologias utilizadas no Plenário Deputado Waldemar Macêdo.
De acordo com Alliny Serrão, essa é a primeira viagem realizada para estudar métodos utilizados por outras Assembleias que podem contribuir com os trabalhos parlamentares no Amapá. Em setembro de 2023, alguns servidores da Alap já haviam visitado a Alepi para conhecer o Programa de Incentivo à Aposentadoria. Nesta quinta-feira, a comitiva foi formada pela presidente e mais quatro servidores do Gabinete da Presidência e da Diretoria Legislativa.
“Nós estamos aqui para estreitarmos os laços nas nossas relações e trocarmos também experiências exitosas. As nossas equipes fizeram muitas pesquisas em muitas Assembleias do Brasil e nós iniciamos essa nossa agenda aqui pela Assembleia do Piauí. Quero deixar registrada toda a nossa alegria de mais uma vez estar aqui e também parabenizar o presidente pela sua gestão eficiente que traz um resultado muito positivo para a vida de todos que residem aqui no estado do Piauí”, disse Alliny Serrão.
Franzé Silva destacou a importância do intercâmbio entre Legislativos estaduais e disse que a Alepi também vai utilizar experiências bem sucedidas do Amapá. “A gente precisa, cada vez mais, trocar experiências e poder avançar de forma uniforme. O Poder Legislativo precisa ter um padrão que possa atender a população de todos os estados de forma transparente e eficiente”, ressaltou o presidente.
A visita da comitiva amapaense pelo Palácio Petrônio Portella incluiu uma demonstração do novo sistema de tecnologia do Plenário Deputado Waldemar Macêdo. A Diretoria de Tecnologia da Alepi apresentou o funcionamento do painel eletrônico, o sistema de biometria e o de votação que já começou a ser adotado no Piauí. A manhã terminou com a apresentação de projetos desenvolvidos pela Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, pela Fundalegis e uma visita ao Espaço de Saúde.