Número de pessoas e tempo de permanência será controlado.
Por Suzana Moreno | Publicado em 02/11/2020 às 16H15
Com medidas de segurança e de saúde, por conta de possíveis contaminações do Covid-19, o dia dos finados neste ano, foi um pouco diferente para os teresinenses. Com medidas restritivas e controle da quantidade de pessoas, além do tempo que poderá permanecer nos cemitérios será controlado para evitar aglomerações.
O horário foi planejado para que não houvesse grandes números de pessoas ao mesmo tempo, os cemitérios abriram suas portas por volta das 05h da manhã, entre 07h e 08h, já havia um grande movimento de pessoas nos cemitérios mais tradicionais da capital.
Mas a rotina tradicional do dia dos Finados, em virtude da pandemia do novo coronavírus, teve que ser modificada. As celebrações e missas que aconteciam nas capelas dos cemitérios teve que ser retirada, pois isso significaria aglomerações dentro e fora das capelas. Haverá uma celebração solene na Catedral de Nossa Senhora das Dores, a partir das 19 horas.
Outra medida adotada foi à proibição da utilização de coroa e flores artificiais, pois as autoridades de saúde afirmam que elas podem armazenar e disseminar o vírus pelas pessoas que as manuseiam e comercializam. Ainda sobre essas medidas, também será proibida a venda e comercialização de bebidas e comidas em torno dos cemitérios.
De acordo com recomendações do Centro de Operações em Emergências (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), pede-se ainda que pessoas com doenças crônicas, com sintomas de gripes e resfriados ou que tiveram contágio do vírus a menos de quinze dias, além é claro de crianças e idosos permaneçam em casa.
Discussão sobre este post