Fabrício Loiola assumiu oficialmente o cargo de superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí, a solenidade aconteceu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho. Loiola, que já ocupava a função interinamente desde agosto, destacou as ações de combate ao tráfico de drogas, com apreensão de 300 quilos de entorpecentes e prisão de 19 pessoas nos últimos três meses.
O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, participou do evento e elogiou a experiência de Loiola, que atua há 20 anos na corporação. Oliveira ressaltou a importância de gestores que compreendam as particularidades regionais para otimizar o trabalho da PRF, que, além do policiamento ostensivo, também desempenha ações de prevenção e proteção à vida.
Durante a solenidade, o diretor-geral comentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que prevê mudanças nas atribuições da PRF. A medida, liderada pelo ministro Ricardo Lewandowski e apoiada pelo presidente Lula, busca ampliar o papel da corporação, tornando-a uma polícia ostensiva federal com atuação em diversas frentes, como crimes ambientais e trabalho análogo à escravidão.
Segundo Oliveira, o novo modelo abrirá espaço para concursos públicos. Embora ainda não haja detalhes sobre vagas ou cargos, ele adiantou que as seleções devem ocorrer após a conclusão das tratativas envolvendo a criação de uma carreira administrativa única, englobando PRF, Polícia Federal e Polícia Penal.