Mais de 500 estudantes da rede estadual do Piauí receberam o pagamento da quarta parcela das bolsas do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic-Jr), que visa estimular o interesse pela pesquisa científica no ensino médio. Cada participante recebeu R$ 300, totalizando R$ 150 mil destinados a projetos de pesquisa e inovação.
O programa é coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e oferece apoio financeiro para alunos de cursos técnicos que desenvolvem pesquisas com orientação de docentes da rede pública. O objetivo é despertar nos jovens o espírito de inovação e ampliar o acesso à iniciação científica.
O secretário de Educação, Washington Bandeira, enfatizou que o governo estadual esta focado em promover a educação científica na rede pública, “Os estudantes das escolas estaduais que fazem parte das iniciativas de pesquisas pelo programa Pibic-Jr já estão com a quarta parcela da bolsa de estudos na conta. Neste programa, eles são fomentados a produzir conhecimento científico em eixos temáticos para despertar o espírito de inovação já no ensino básico”, declarou o secretário.
Criado para fomentar a vocação científica, o Pibic-Jr integra o programa Seduc Tec e representa um importante passo no apoio à futuras carreiras em ciência e tecnologia.