A Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) assinou na manhã desta terça-feira, (22), no auditório do Centro de Aprendizagem Carlo Novarence, no bairro Anita Ferraz, o Termo de Colaboração para a execução de serviços entre a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e a Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI). Ao total, serão atendidos mais de 5.500 usuários entre crianças, adolescentes e idosos.
De acordo com o Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, a assinatura do termo de colaboração sela o compromisso da Prefeitura com aqueles que mais necessitam destes atendimentos.
“Graças a Deus, graças ao Allan e aos servidores da Semcaspi e da Funaci, que essa festa se tornou alegre. Cuidar de pessoas vulneráveis é difícil, é só para quem tem amor. Porque Teresina é mais trabalho e mais amor. Estamos efetivando com compromisso que fez com o povo de Teresina, com mais trabalho e proteção social àquelas pessoas vulnerabilizadas”
Para Allan Cavalcante, secretário da Semcaspi, essa parceria cumpre com a determinação do prefeito Dr. Pessoa, que é servir e cuidar da população mais vulnerável.
“Hoje é um dia histórico para Teresina, porque estamos renovando o termo de parceria entre Semcaspi e Funaci. A Funaci é uma multinacional do amor, que presta serviços relevantes. Com a renovação deste termo a gente vai conseguir alcançar mais e mais pessoas e a gente vai conseguir fortalecer o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, aumentando a nossa meta, as nossas propostas, alcançando ainda mais o nosso povo. Atendendo a determinação do prefeito que é fazer mais e mais às pessoas que mais precisam”, ressaltou.
Paulo Cruz, presidente da Funaci, o trabalho desenvolvido por conta dessa parceria tem atingido muitas famílias e pessoas de idades variadas.
“Uma parceria desta nos alegra e nos anima na continuidade do trabalho que a gente executa. A renovação desta parceria é de muita envergadura e com muita gente sendo beneficiada e quantas atividades desenvolvidas em torno da criança, do adolescente e do idoso. É um trabalho que atinge mais de 5 mil famílias, na zona urbana e rural. Para a gente é motivo de muita alegria”, pontuou.
SAÚDE E INTERAÇÃO
A participação nos grupos dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), iniciativa que acontece na Semcaspi em parcerias com entidades, inclusive, com a própria FUNACI, tem refletido melhorias na saúde e interação entre os assistidos. É o caso de Francisca da Silva, de 66 anos de idade, moradora da Cidade Jardim, que conta que ao ser inserida no serviço melhorou sua qualidade de vida.
“É bom estar neste serviço. A gente gosta de fazer atividades. Eu gosto de participar dos grupos de artesanato e de dançar. Eu gosto de fazer um monte de coisas. Melhorei muito minha saúde. Sentia muitas dores nas costas, nas juntas e meus joelhos doíam. Depois que eu vim para cá, aliviou as dores. Além de fazer novas amizades. Eu estou muito feliz aqui”, comentou.