O candidato à presidência da OAB-PI, Dr. Aurélio Lobão, da chapa “OAB de Futuro”, consolidou recentemente um apoio expressivo em Parnaíba, movimento que, segundo fontes, pode ser decisivo para o resultado da eleição, especialmente pelo fato de um dos principais apoiadores do candidato opositor de Aurélio Lobão, o então presidente da subseção parnaibana , Dr. Rômulo Santos, ter sido rebaixado em sua pretensão inicial de Conselheiro Federal ou possível vice-presidente de Raimundo Jr, para o cargo de segundo escalão de tesoureiro da CAAPI. Enquanto na chapa 20, capitaneada por Aurélio Lobão, um outro Parnaibano, Dr. Carlos Henrique, foi destacado para ocupar o cargo mais elevado no sistema assistencial da OAB que é o de Presidente da CAAPI, demonstrando o compromisso de Aurélio com a valorização da advocacia do litoral.
Além disso, o Folha Expressa apurou que, nas 10 subseções onde o candidato da oposição, Raimundo Júnior, se considera único concorrente, o enredo não é bem esse. Dr. Aurélio buscou o diálogo com grandes lideranças da advocacia nessas subseções, e juntos, elaboraram as referidas chapas que estão atuando de forma inclusiva , a exemplo de Piracuruca onde a vice-presidente, tesoureiro e secretário-geral adjunto foram indicações de Aurélio, assim como em Oeiras, cujo tesoureiro é ligado a Aurélio.
Esses apoiadores, em acordo com Aurélio , optam por atuar sem postura beligerante mas sim buscando resgatar “uma advocacia mais unida”, bandeira defendida por Lobão ao longo de sua campanha em contraponto com a rivalidade e com a divisão promovida desde a campanha de 2021 entre Celso Barros e Raimundo Jr, quando este foi derrotado.
Segundo aliados próximos, o estilo de Aurélio, prioriza uma abordagem sem confrontos diretos entre colegas mas com propostas de integração entre os advogados e advogadas de todo o estado, enfatizando a importância de evitar divisões e promover a inclusão de todos os profissionais da advocacia piauiense. Quem promove divisão não vai trabalhar para todos, só para si e para os seus! Essa politicagem de dividir a advocacia e isolar as subseções da seccional é rasteira e prejudicial para o fortalecimento da classe, “quanto mais unidos formos, mais fortes seremos, e lutarei incansavelmente por essa união”, afirmou Aurélio Lobão.
O candidato tem enfatizado em suas declarações que está “construindo um novo tempo de união para a advocacia”, sem divisões ou “panelinhas” que possam fragmentar a classe. Ele propõe uma gestão inclusiva e imparcial, voltada para todos os advogados e advogadas do estado. “As conquistas dos últimos anos vão ser preservadas, os desafios presentes serão encarados e resolvidos, e o futuro será de ainda mais avanços para nossa classe”, declarou o candidato.
Em entrevista nesta sexta-feira (1º), um dia após a data em que os candidatos registraram suas candidaturas, Lobão reiterou seu compromisso em conduzir a advocacia piauiense “com uma postura de respeito e colaboração, buscando unir os profissionais em torno de objetivos comuns, as brigas e divisões do último pleito pertencem a um passado que nos ensinou como não devemos ser e agir se quisermos respeito das autoridades e da sociedade em nossa atuação profissional”. Ele reforça que seu propósito é liderar uma OAB que valorize cada membro da classe, oferecendo espaço e voz para todos, independentemente de sua posição ou experiência, resgatando a unidade, o respeito e o orgulho de ser advogado!
A eleição para a escolha do novo presidente da OAB Piauí está marcada para o dia 30 de novembro, com a votação acontecendo tanto na sede em Teresina quanto nas 20 subseções localizadas no interior do estado.